O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN/MJSP) promove, de 09 a 13 de novembro, em Natal (RN), a oitava edição do Programa de Aperfeiçoamento das Polícias Judiciárias (PAPJ). Com o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, a capacitação contemplará 42 policiais civis (agentes e delegados) e 02 peritos do Instituto Técnico Científico de Perícia – ITEP. O objetivo principal do PAPJ é levar aos entes federados capacitação por meio do conhecimento das melhores práticas e iniciativas investigativas no âmbito das atividades de Polícia Judiciária.
A ação educacional é realizada pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP/SEGEN/MJSP) em parceria com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e está sendo sediada na Escola de Governo do RN, no Centro Administrativo do Estado. Durante a semana, serão apresentados estudos de casos e diferentes técnicas operacionais. Esta edição conta com a participação de 13 palestrantes da Polícia Federal e 01 Delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
Para o secretário de Gestão e Ensino em Segurança Púbica, Josélio Azevedo de Sousa, capacitar profissionais que integram o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) é uma prioridade do MJSP, e o PAPJ é uma das ações do ministério que alcança este intuito. Josélio Azevedo ressalta que os órgãos de Polícia Judiciária têm grande importância na entrega qualificada da segurança pública para a sociedade. “Sua atividade está diretamente relacionada à administração da justiça, pois está a seu cargo a produção da prova, elemento necessário para a efetividade do processo penal”, salienta.
O diretor de Ensino e Pesquisa da Segen, Marcos de Araújo, afirma que a iniciativa tem fundamental importância dentro do projeto estratégico do MJSP. “Faz parte de um conjunto de Programas de Aperfeiçoamento de Instituições de Segurança Pública que estão sendo desenvolvidos pela Pasta”, explica.